29 fevereiro 2012

PALESTRAS 2012

VENHA NOS VISITAR!!!

TERÇA DIA 06/03
TEMA: O PERDÃO,      *EXPOSITORA:  AUGUSTA LOUREIRO
TERÇA DIA 13/03
TEMA: AS CURAS E O ESPIRITISMO, *EXPOSITOR: IGOR SANTOS
TERÇA DIA 20/03
TEMA: AMAI-VOS E INSTRUI-VOS,    *EXPOSITORA: SANDRA FAVARO
TERÇA DIA 27/03
TEMA: ESCOLHAS DAS PROVAS,  *EXPOSITORA: SILVIA TEODORO


O Espiritismo traz esperanças e consolações para todos os corações; alegrias e certezas, através da fé raciocinada; proporciona ao homem a conquista da felicidade, aqui e agora, apesar de todas as vicissitudes por que passa o homem na Terra. 

Convite a Fé

"Se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda...”
(Mateus: capítulo 17º, versículo 20.)
 
Para que a chama arda é indispensável a sustentação pelo combustível.
A fim de que o rio se agigante, a nascente prossegue sustentando-lhe o
curso.
A mesa enriquecida pelo pão sacrifica o grão de trigo generoso.
No ministério da vida espiritual, a fim de que o homem sobreviva ao clima
de desespero que irrompe de todo lado, com as altas cargas da aflição, do
medo, da dúvida, que se generalizam, a fé é imprescindível para a aquisição do
equilíbrio.
Seu milagre, todavia, depende do esforço despendido em prol da sua
própria manutenção.
À fé inata devem ser adicionados os valores de reflexão e da prece de
modo a canalizar a inspiração superior que passa a constituir fonte geradora de
preservação do necessário capital da confiança.
Às vezes, para que as sementes que jazem no solo das almas, em
lactência, se desdobrem em embriões de vida, torna-se imperioso
condicionamentos psíquicos, somente possíveis mediante a busca sistemática
pela razão, pelos fatos, através da investigação.
Seja, porém, como seja, o homem não pode prescindir do valioso
contributo da fé, a fim de colimar os objetivos da reencarnação.
Apressado, ante a infeliz aplicação do avião nos jogos da guerra, Alberto
Santos Dumont preferiu a fuga, através do autocídio nefário...
Porque a dinamite fora usada para extermínio de povos Alfredo Nobel
amargurou-se até a desencarnação...
Se tivessem fé, poderiam acompanhar a marcha do progresso, ensejada
pelos seus inventos, colocados a serviço mesmo da Humanidade.
Não obstante houvessem perseverado confiantes no êxito dos seus
empreendimentos, faltou-lhes a fé religiosa para sustentá-los nos momentos
terríveis que tiveram de considerar, em face da vida física que se extingue e da
espiritual que é indestrutível.
A fé é a flama divina que aquece o espírito e dá-lhe forças para superar
tudo: mágoas, desaires revoltas, traições e até mesmo a morte.
Alimentá-la para a própria paz é indeclinável dever que não podes
postergar.
 
Joanna de Ângelis / Divaldo Franco 
Livro: Convites da Vida.


"Pai nosso..." - Jesus. (Mateus, 6:9.)
 
A grandeza da prece dominical nunca será devidamente compreendida por nós que lhe recebemos as lições divinas.
Cada palavra, dentro dela, tem a fulguração de sublime luz.
De início, o Mestre Divino lança-lhe os fundamentos em Deus, ensinando que o Supremo Doador da Vida deve construir, para nós todos, o princípio e a finalidade de nossas tarefas.
É necessário começar e continuar em Deus, associando nossos impulsos ao plano divino, a fim de que nosso trabalho não se perca no movimento ruinoso ou inútil.
O Espírito Universal do Pai há de presidir-nos o mais humilde esforço, na ação de pensar e falar, ensinar e fazer.
Em seguida, com um simples pronome possessivo, o Mestre exalta a comunidade.
Depois de Deus, a Humanidade será o tema fundamental de nossas vidas.
Compreenderemos as necessidades e as aflições, os males e as lutas de todos os que nos cercam ou estaremos segregados no egoísmo primitivista.
Todos os triunfos e fracassos que iluminam e obscurecem a Terra pertencem-nos, de algum modo.
Os soluços de um hemisfério repercutem no outro.
A dor do vizinho é uma advertência para a nossa casa.
O erro de um irmão, examinado nos fundamentos, é igualmente nosso, porque somos componentes imperfeitos de uma sociedade menos perfeita, gerando causas perigosas e, por isso, tragédias e falhas dos outros afetam-nos por dentro.
Quando entendemos semelhante realidade, o "império do eu" passa a incorporar-se por célula bendita à vida santificante.
Sem amor a Deus e à Humanidade, não estamos suficientemente seguros na oração.
Pai nosso... - disse Jesus para começar.
Pai do Universo... Nosso Mundo...
Sem nos associarmos aos propósitos do Pai, na pequenina tarefa que nos foi permitido executar, nossa prece será, muitas vezes, simples repetição do "eu quero", invariavelmente cheio de desejos, mas quase sempre vazio de sensatez e de amor.

Emmanuel / Chico Xavier - Livro: Fonte Vivo.

O Tempo

"Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz." - Paulo. (ROMANOS, capítulo 14, versículo 6.)

A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo.
Existem efetivamente os que abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza dos benefícios lhes é devida por Deus.
Seria justo, entretanto, interrogá-los quanto ao motivo de semelhante presunção.
Constituindo a Criação Universal patrimônio comum, é razoável que todos gozem as possibilidades da vida; contudo, de modo geral, a criatura não medita na harmonia das circunstâncias que se ajustam na Terra, em favor de seu aperfeiçoamento espiritual.
É lógico que todo homem conte com o tempo, mas, se esse tempo estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde, sem trabalho?
Não obstante a oportunidade da indagação, importa considerar que muito raros são aqueles que valorizam o dia, multiplicando-se em toda parte as fileiras dos que procuram aniquilá-lo de qualquer forma.
A velha expressão popular "matar o tempo" reflete a inconsciência vulgar, nesse sentido.
Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação, é muito importante para o concurso humano, na execução das leis divinas.
Os interesses imediatistas do mundo clamam que o "tempo é dinheiro", para, em seguida, recomeçarem todas as obras incompletas na esteira das reencarnações... Os homens, por isso mesmo, fazem e desfazem, constroem e destroem, aprendem levianamente e recapitulam com dificuldade, na conquista da experiência.
Em quase todos os setores de evolução terrestre, vemos o abuso da oportunidade complicando os caminhos da vida; entretanto, desde muitos séculos, o apóstolo nos afirma que o tempo deve ser do Senhor.
 
Emmanuel / Chico Xavier - Livro: Caminho, Verdade e Vida.

Mensagem Mediúnica

MENSAGEM MEDIÚNICA DE BEZERRA
Por Divaldo Franco
(13.11.2010 – Los Angeles)
 
"Meus filhos:
Que Jesus nos abençoe
A sociedade terrena vive, na atualidade, um grave momento mediúnico no qual, de forma inconsciente, dá-se o intercâmbio entre as duas esferas da vida. Entidades assinaladas pelo ódio, pelo ressentimento, e tomadas de amargura cobram daqueles algozes de ontem o pesado ônus da aflição que lhes tenham proporcionado. Espíritos nobres, voltados ao ideal de elevação humana sincronizam com as potências espirituais na edificação de um mundo melhor. As obsessões campeiam de forma pandêmica, confundindo-se com os transtornos psicopatológicos que trazem os processos afligentes e degenerativos.
Sucede que a Terra vivencia, neste período, a grande transição de mundo de provas e de expiações para mundo de regeneração.
Nunca houve tanta conquista da ciência e da tecnologia, e tanta hediondez do sentimento e das emoções. As glórias das conquistas do intelecto esmaecem diante do abismo da crueldade, da dissolução dos costumes, da perda da ética, e da decadência das conquistas da civilização e da cultura...
Não seja, pois, de estranhar que a dor, sob vários aspectos, espraia-se no planeta terrestre não apenas como látego mas, sobretudo, como convite à reflexão, como análise à transitoriedade do corpo, com o propósito de convocar as mentes e os corações para o ser espiritual que todos somos.
Fala-se sobre a tragédia do cotidiano com razão.
As ameaças de natureza sísmica, a cada momento tornam-se realidade tanto de um lado como de outro do planeta. O crime campeia a solta e a floração da juventude entrega-se, com exceções compreensíveis, ao abastardamento do caráter, às licenças morais e à agressividade.
Sucede, meus filhos, que as regiões de sofrimento profundo estão liberando seus hóspedes que ali ficaram, em cárcere privado, por muitos séculos e agora, na grande transição, recebem a oportunidade de voltarem-se para o bem ou de optar pela loucura a que se têm entregado. E esses, que teimosamente permanecem no mal, a benefício próprio e do planeta, irão ao exílio em orbes inferiores onde lapidarão a alma auxiliando os seus irmãos de natureza primitiva, como nos aconteceu no passado.
Por outro lado, os nobres promotores do progresso de todos os tempos passados também se reencarnam nesta hora para acelerar as conquistas, não só da inteligência e da tecnologia de ponta, mas também dos valores morais e espirituais. Ao lado deles, benfeitores de outra dimensão emboscam-se na matéria para se tornarem os grandes líderes e sensibilizarem esses verdugos da sociedade.
Aos médiuns cabe a grande tarefa de ser ponte entre as dores e as consolações. Aos dialogadores cabe a honrosa tarefa de ser, cada um deles, psicoterapeutas de desencarnados, contribuindo para a saúde geral. Enquanto os médiuns se entregam ao benefício caridoso com os irmãos em agonia, também têm as suas dores diminuídas, o seu fardo de provas amenizadas, as suas aflições contornadas, porque o amor é o grande mensageiro da misericórdia que dilui todos os impedimentos ao progresso – é o sol da vida, meus filhos, que dissolve a névoa da ignorância e que apaga a noite da impiedade.
Reencarnastes para contribuir em favor da Nova Era.
As vossas existências não aconteceram ao acaso, foram programadas.
Antes de mergulhardes na neblina carnal, lestes o programa que vos dizia respeito e o firmastes, dando o assentimento para as provas e as glórias estelares.
O Espiritismo é Jesus que volta de braços abertos, descrucificado, ressurreto e vivo, cantando a sinfonia gloriosa da solidariedade.
Dai-vos as mãos!
Que as diferenças opinativas sejam limadas e os ideais de concordância sejam praticados. Que, quaisquer pontos de objeção tornem‑se secundários diante das metas a alcançar.
Sabemos das vossas dores, porque também passamos pela Terra e compreendemos que a névoa da matéria empana o discernimento e, muitas vezes, dificulta a lógica necessária para a ação correta. Mas ficais atentos: tendes compromissos com Jesus...
Não é a primeira vez que vos comprometestes enganando, enganado-vos. Mas esta é a oportunidade final, optativa para a glória da imortalidade ou para a anestesia da ilusão.
Ser espírita é encontrar o tesouro da sabedoria.
Reconhecemos que na luta cotidiana, na disputa social e econômica, financeira e humana do ganha-pão, esvai-se o entusiasmo, diminui a alegria do serviço, mas se permanecerdes fiéis, orando com as antenas direcionadas ao Pai Todo-Amor, não vos faltarão a inspiração, o apoio, as forças morais para vos defenderdes das agressões do mal que muitas vezes vos alcança.
Tende coragem, meus filhos, unidos, porque somos os trabalhadores da última hora, e o nosso será o salário igual ao do jornaleiro do primeiro momento.
Cantemos a alegria de servir e, ao sairmos daqui, levemos impresso no relicário da alma tudo aquilo que ocorreu em nossa reunião de santas intenções: as dores mais variadas, os rebeldes, os ignorantes, os aflitos, os infelizes, e também a palavra gentil dos amigos que velam por todos nós.
Confiando em nosso Senhor Jesus Cristo, que nos delegou a honra de falar em Seu nome, e em Seu nome ensinar, curar, levantar o ânimo e construir um mundo novo, rogamos a Ele, nosso divino Benfeitor, que a todos nos abençoe e nos dê a Sua paz.
São os votos do servidor humílimo e paternal de sempre,
Bezerra."

27 fevereiro 2012

Auto-Encontro



A ansiosa busca de afirmação da personalidade leva o indivíduo, não raro, a encetar esforços em favor das conquistas externas, que o deixam frustrado, normalmente insatisfeito.

Transfere-se, então, de uma para outra necessidade que se lhe torna meta prioritária, e, ao ser conseguida, novo desinteresse o domina, deixando-o aturdido.

A sucessão de transferências termina por exauri-lo, ferindo-lhe os interesses reais que ficam à margem.

Realmente, a existência física é uma proposta oportuna para a aquisição de valores que contribuem para a paz e a realização do ser inteligente. Isto, porém, somente será possível quando o centro de interesse não se desviar do tema central, que é a evolução.

Para ser conseguida, faz-se imprescindível uma avaliação de conteúdos, a fim de saber-se o que realmente é transitório e o que é de largo curso e duração.

Essa demorada reflexão selecionará os objetivos reais dos aparentes, ensejando a escolha daqueles que possuem as respostas e os recursos plenificadores.

Hoje, mais do que antes essa decisão se faz urgente, por motivos óbvios, pois que, enquanto escasseiam o equilíbrio individual e coletivo, a saúde e a felicidade, multiplicam-se os desaires e as angústias ceifando os ideais de enobrecimento humano.

Se de fato andas pela conquista da felicidade, tenta o auto-encontro.

Utilizando-te da meditação prolongada, penetrar-te-ás, descobrindo o teu ser real, imortal, que aguarda ensejo de desdobramento e realização.

Certamente, os primeiros tentames não te concederão resultados apreciáveis.

Perceberás que a fixação da mente na interiorização será interrompida, inúmeras vezes, pelas distrações habituais do intelecto e da falta de harmonia.

Desacostumado a uma imersão, a tua tentativa se fará prejudicada pela irrupção das idéias arquivadas no inconsciente, determinantes de tua conduta inquieta, irregular, conflitiva.

Concordamos que a criatura é conduzida, na maior parte das vezes, pelo inconsciente, que lhe dita o pensamento e as ações, como resultado normal das próprias construções mentais anteriores.

A mudança de hábito necessita de novo condicionamento, a fim de mergulhares nesse oceano tumultuado, atingindo-lhe o limite que concede acesso às praias da harmonia, do autodescobrimento, da realização interior.

Nessa façanha verás o desmoronar de muitas e vazias ambições, que cultivas por ignorância ou má educação; o soçobrar de inúmeros engodos; o desaparecer de incontáveis conflitos que te aturdem e devastam.

Amadurecerás lentamente e te acalmarás, não te deixando mais abater pelo desânino, nem exaltar pelo entusiasmo dos outros.

Ficarás imune à tentação do orgulho e à pedrada da inveja, à incompreensão gratuita e à inimizade perseguidora, porque somente darás atenção à necessidade de valorização do ser profundo e indestrutível que és.

Terminarás por te venceres, e essa será a tua mais admirável vitória.

Não cesses, portanto, logo comeces a busca interior, de dar-lhe prosseguimento se as dificuldades e distrações do ego se te apresentarem perturbadoras.


Joanna de Ângelis / Divaldo Franco - Livro: Momentos Enriquecedores.

26 fevereiro 2012

Apocalipse de João


1) O que significa o apocalipse?

Apocalipse significa propriamente "manifestação do que estava oculto" e, por isso, fala-se em revelação, pois revelar é trazer à luz algo que estava escondido. Figuradamente, grande cataclismo, terrível flagelo. Aplica-se também à final aparição de Cristo, como juiz e triunfador.
2) O Apocalipse de João foi o primeiro apocalipse?
Não. Houve outros. No judaísmo, por exemplo, os grandes períodos desta literatura, vão de 200 a.C. a 100 d.C.; no cristianismo, de 50 d.C. a cerca de 350.
3) O que expressa o Apocalipse de João?
Constitui o fim do Novo Testamento, e consiste na revelação tida por João, o Evangelista, na Ilha de Patmos, acerca dos futuros acontecimentos que envolverão o Planeta e a Humanidade.
Assim:
- escreve sete cartas a várias Igrejas;
- relata a visão do trono da majestade divina;
- diz que somente o Cordeiro é digno de abrir o livro dos sete selos;
- fala da besta que subiu do mar e da terra;
- discorre sobre a queda da Babilônia, enumerando a visão da grande prostituta assentada sobre a besta, as lamentações sobre a terra, a alegria e triunfo nos céus e as vitórias de Cristo sobre a besta e sobre o falso profeta;
- vaticina sobre o juízo final, enaltecendo os novos céus, a nova terra e a nova Jerusalém;
- por fim, faz algumas admoestações e conclui com as promessas finais.
4) O Apocalipse de João e profecia são a mesma coisa?
O Apocalipse de João aparece ligado à profecia (predição do futuro), mas distingue-se de uma simples profecia, tanto pelo conteúdo como pela forma. Pelo conteúdo, é a vitória final do reino messiânico; pela forma, pois não é uma simples iluminação subjetiva, mas uma exposição objetiva, e com forma de visão permanente. (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira)
5) Como está dividido o Apocalipse de João?
1) Anúncio da Revelação e saudação ao leitor;
2) Prólogo. João, desterrado em Patmos, saúda as sete Igrejas da Ásia.
3) Visões mandadas transmitir às igrejas.
4) Epílogo. Cristo confirma a verdade destas predições e diz que não tardarão em cumprir-se.
6) Como foi possível a captação dessas mensagens apocalípticas?
"João era médium, clarividente, profeta, possuidor de várias formas de mediunidade, em alto grau. Mas era, também, iniciado no conhecimento da época, quer da cultura grega, como da lei e da ritualística judaica. Por isto, autor de um dos evangelhos, uma versão sapiencial ou gnóstica. Nele se tem a primeira aproximação com a contemporânea filosofia do Neo-Platonismo grego e a ligação à literatura judaica de Filão, também contemporânea, que completa a tarefa de interpretar a Bíblia, segundo a filosofia grega". (Curti, 1983, p. 144)
7) Como interpretar o Apocalipse de João sob a ótica espírita?
O Espírito Emmanuel, comentando o Apocalipse de João, em A Caminho da Luz, diz que "O Divino Mestre chama aos Espaços o Espírito João, que ainda se encontrava preso nos liames da Terra, e o Apóstolo, atônito e aflito, lê a linguagem simbólica invisível. Recomenda-lhe o Senhor que entregue os seus conhecimentos ao planeta como advertência a todas as nações e a todos os povos da Terra, e o Velho Apóstolo de Patmos transmite aos seus discípulos as advertências extraordinárias do Apocalipse.Todos os fatos posteriores à existência de João estão ali previstos. É verdade que freqüentemente a descrição apostólica penetra o terreno mais obscuro; vê-se que a sua expressão humana não pode copiar fielmente a expressão divina das suas visões de palpitante interesse para a história da Humanidade. As guerras, as nações futuras, os tormentos porvindouros, o comercialismo, as lutas ideológicas da civilização ocidental, estão ali pormenorizadamente entrevistos. E a figura mais dolorosa, ali relacionada, que ainda hoje se oferece à visão do mundo moderno, é bem aquela da igreja transviada de Roma, simbolizada na besta vestida de púrpura e embriagada com o sangue dos santos". (Xavier, 1972, p. 126 e 127)
8) Como o Espírito Emmanuel interpreta os signos apocalípticos?
"Identifica a besta como sendo o papado e o número 666 como sendo o ‘Sumo-Pontífice’ da igreja romana quem usa os títulos de ‘VICARIVS GENERALIS DEL IN TERRIS’, ‘VICARIVS FILII DEI’ e ‘DVX CLERI’ que significam ‘Vigário-Geral de Deus na Terra’, ‘Vigário do Filho de Deus’ e ‘Príncipe do Clero’. Bastará ao estudioso um pequeno jogo de paciência, somando os algarismos romanos encontrados em cada título papal, a fim de encontrar mesma equação de 666, em cada um deles". (Xavier, 1972, p. 128)
9) O que falar dos cataclismos futuros?
Quanto aos cataclismos futuros, Allan Kardec, em A Gênese, diz-nos: "Fisicamente, a Terra teve as convulsões da sua infância; entrou agora num período de relativa estabilidade: na do progresso pacífico, que se efetua pelo regular retorno dos mesmos fenômenos físicos e pelo concurso inteligente do homem. Está, porém, ainda, em pleno trabalho de gestação do progresso moral. Aí residirá a causa das suas maiores comoções. Até que a Humanidade se haja avantajado suficientemente em perfeição, pela inteligência e pela observância das leis divinas, as maiores perturbações ainda serão causadas pelos homens, mais do que pela Natureza, isto é, serão antes morais e sociais do que físicas". (1975, cap. IX, item 14, p. 187)
10) Qual a conclusão que podemos tirar do Apocalipse de João?
O Apocalipse de João é uma exortação à mediunidade, a maior ferramenta da revelação divina. João, possuidor de vários tipos de mediunidade, pode se desdobrar, ir ao futuro, e nos trazer essas informações.
 Texto:  Sérgio Biagi Gregório


Bibliografia Consultada
CURTI, R. As Epístolas de Paulo e o Apocalipse de João (Segundo o Espiritismo). São Paulo, FEESP, 1983.
GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.]
KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1975.
XAVIER, F. C. A Caminho da Luz - História da Civilização à Luz do Espiritismo, pelo Espírito Emmanuel. Rio de Janeiro, FEB, 1972.

24 fevereiro 2012

ESDE 2012

Importância  do Estudo Sistematizado da 

Doutrina  Espírita


A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se lê no Projeto 1868, inserido em “Obras Póstumas”,in verbis:


Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios (...) Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências.



Nas palavras de Kardec, um curso regular de Espiritismo exerceria “capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências”. E isso porque, sendo o crivo da razão o princípio básico de aceitação das idéias espíritas, a divulgação do Espiritismo reclamava a formação de adeptos esclarecidos, que fossem capazes de manter a Doutrina isenta dos erros e dos desvios causados pela ignorância.



Com o passar do tempo, a urgência de se organizar um estudo metódico do Espiritismo foi-se impondo, notadamente no Brasil, à medida que se ia intensificando a procura do público pelas Casas Espíritas. Esse afluxo crescente de pessoas em busca da informação doutrinária, causado, em grande parte, pela ampla divulgação do Espiritismo, passou a preocupar os líderes do Movimento Espírita. Tornava-se necessário proporcionar aos freqüentadores do Centro Espírita a oportunidade de estudarem o Espiritismo de forma sistematizada, quando os conteúdos doutrinários lhes seriam apresentados ordenadamente, obedecendo a uma seqüência lógica de assuntos inter-relacionados.



Não faltou o apelo do Plano Espiritual no mesmo sentido, tanto que o Espírito Angel Aguarod, em mensagem recebida, em 1977, na  Federação Espírita do Rio Grande do Sul, enfatiza:



Cabe, pois, aos espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina, promovendo um estudo sistemático das mesmas.



Finalmente, em 1983, ocorre o lançamento da Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), em reunião memorável do Conselho Federativo Nacional. Na ocasião, o Espírito Bezerra de Menezes, em mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, acentuou:



“Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao longo dos anos (...) é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo.


"O Espiritismo tornar-se-á uma crença popular ou ficará circunscrito a algumas pessoas? 
R.: Certamentemente, ele se tornará uma crença popular, e marcará uma nova era na história da Humanidade, porque está na Natureza e é chegado o tempo em que deve tomar lugar entre os conhecimentos humanos. (...)" O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, questão 798.

O conhecimento dos princípios espíritas tem beneficiado a Humanidade, trazendo claridade e melhor entendimento dos ensinamentos contidos no Evangelho. Agora, temos a certeza da existência de um mundo espiritual que nos cerca e do qual fazemos parte, ora encarnados, ora desencarnados. 


Com o conhecimento espírita podemos entender melhor, o que seja a vida futura, aprendendo a programá-la, a partir das ações do presente. Já compreendemos melhor e sentimos mais de perto a existência de Deus, o Pai de Misericórdia, que nos sustenta e nos acompanha durante toda a vida. Com a Lei da Reencarnação, não há mais dúvida com relação à necessidade do "nascer de novo", que nos dá todas as oportunidades da auto-educação para nos aperfeiçoarmos, até "fazer brilhar a nossa luz", como nos exortou Jesus, no Sermão do Monte. 



Com todas essas informações ao alcance de todos, o Espiritismo traz esperanças e consolações para todos os corações; alegrias e certezas, através da fé raciocinada; proporciona ao homem a conquista da felicidade, aqui e agora, apesar de todas as vicissitudes por que passa o homem na Terra. 



Procuremos, pois, conhecer mais de perto esta Doutrina libertadora, através do seu estudo, que muito contribuirá para o nosso aperfeiçoamento e para o progresso da Humanidade.




Conseqüências dos Estudos


OS CICLOS DE ESTUDOS DA DOUTRINA ESPIRITA 
trazem conseqüências bastante amplas para aqueles que o freqüentam:


1. Contribui norteando o ser à luz do Espiritismo na sua jornada evolutiva. 
2. Promove a consciência quanto à vida material e espiritual. 
3. Amplia sua consciência quanto à visão ética e moral e a importância da sua aplicação.
4. Facilita seu auto conhecimento 
5. Elucida que todas as resposta estão dentro e não fora do ser. 
6. Exercita sua auto responsabilidade no uso do seu livre arbítrio. 
7. Propaga a doutrina espírita nas bases em que foi codificada;
8. Desenvolve a fé raciocinada; 
9. Possibilita o entendimento do verdadeiro sentido da palavra caridade, induzindo à sua prática; 
10. Capacitando o ser através do estudo da Doutrina espírita ao seu aprimoramento pessoal com o exemplo na trajetória de Jesus.






VENHA PARTICIPAR!!!

O CENTRO ESPÍRITA

O Centro Espírita, sua importância e
seu papel social



O que é Centro Espírita
1. O Centro Espírita é uma unidade basilar, uma verdadeira célula da ação programática do Movimento Espírita, constituindo-se não só como um educandário de Espíritos, mas também como um atuante templo de orações e de fraterna vivência evangélica. É a abençoada instituição de cultivo do amor entre as criaturas encarnadas e desencarnadas, um santuário de reeducação espiritual.
2. Podemos imaginar esse núcleo educativo e posto de socorro na complexidade de uma usina e laboratório, hospital e escola, núcleo de pesquisas e célula de experiências valiosas, onde o coração e o cérebro se entreguem a inadiáveis tarefas de abnegação e fraternidade, de equilíbrio e união, de estudo e luz.
3. O Centro Espírita é um posto de socorro, espiritual e material, que acolhe desde a criança até o velho, necessitados ou não de assistência e fraternidade. É templo, é casa de oração, é recanto de paz, acolhendo os desesperados, os revoltados.
4. É uma alegria verificar que, no Brasil, o idealismo, o anseio da prática da caridade em seus multiformes aspectos e a firme vontade de propagar a doutrina espírita têm sido as alavancas propulsoras da fundação e sustentação das instituições espíritas.
O papel do Centro Espírita
5. O papel que o Centro Espírita deve desempenhar é primordialmente operar a propagação da doutrina espírita para a renovação do homem, integrando-o no grupo familiar e na sociedade em que vive, com vistas ao progresso moral e espiritual de todos. Como escola de formação espiritual e moral, que deve ser, o Centro Espírita desempenha papel relevante na divulgação do Espiritismo e no atendimento a todos os que nele buscam orientação e amparo.
6. Cabe ao Centro Espírita a responsabilidade de mobilizar todos os recursos possíveis à instrução, orientação, alertamento e educação dos encarnados, seja na infância, seja na mocidade, na madureza ou na velhice, a fim de que se desincumbam com êxito de suas tarefas.
7. Incumbe-lhe, ainda, a atribuição de promover, em clima de harmonia, a Unificação. O opúsculo "Orientação ao Centro Espírita", obra elaborada pelo Conselho Federativo Nacional, recomenda que todo Centro deve unir-se aos demais com o propósito de confraternização e permuta de experiências para o aprimoramento de suas atividades. Fazendo-o, estarão os Centros cumprindo uma orientação sugerida por Kardec, como vimos anteriormente. (Leia sobre o assunto o módulo 8 deste estudo constante da edição de 6/6/2007 desta revista.)
8. Da relevância de suas atribuições, da magnitude de sua missão, por meio de suas múltiplas atividades atuais, ressalta toda a imensurável e notável importância de seu papel no mundo contemporâneo, tão envolto em crises e tormentosas convulsões sociais.
9. Ao aplicar a doutrina espírita, ensinando e promovendo a sua prática pelo exercício contínuo da lei de amor, o Centro Espírita estará realizando o que de mais edificante e altaneiro poderia alcançar: a evolução moral e espiritual do homem e da Humanidade, conduzindo a ambos ao reino de luz, de paz e de bem-estar geral. Por aí se pode bem aquilatar a sua inestimável e insuperável importância.


As atividades do Centro Espírita
10. O Centro Espírita desenvolve múltiplas realizações agrupadas em atividades básicas, administrativas, de comunicação e de unificação. As atividades que se relacionam com o objetivo da doutrina estão discriminadas no opúsculo"Orientação ao Centro Espírita" (obra citada), na seguinte ordem:
  • Promover o estudo metódico e sistemático da doutrina espírita e do Evangelho à luz do Espiritismo.
  • Promover a evangelização da criança à luz da doutrina espírita.
  • Incentivar a orientação da juventude na teoria e na prática doutrinária, integrando-a em suas tarefas.
  • Divulgar a doutrina espírita por meio do livro.
  • Promover o estudo da mediunidade, orientando as atividades mediúnicas.
  • Desenvolver atividades de assistência espiritual, mediante a utilização dos recursos oferecidos pela doutrina, inclusive reuniões privativas de desobsessão.
  • Manter um trabalho de atendimento fraterno, pelo diálogo, com vistas à orientação e esclarecimento das pessoas que buscam o Centro.
  • Promover o serviço de assistência social espírita, assegurando suas características beneficentes, preventivas e promocionais.
  • Incentivar e orientar a instituição do Culto do Evangelho no lar.
11. Além destas, o Centro desenvolve atividades administrativas, atividades de comunicação, inclusive a divulgação do Esperanto e, por fim, atividades de Unificação, conjugando esforços e somando experiências com as demais instituições congêneres da mesma localidade ou região, de modo a evitar paralelismo ou duplicidade de realizações.
12. O Centro Espírita, para melhor desempenhar seu papel, deve revestir a forma departamental de administração. Um modelo usual de organização de Centro Espírita no Brasil prevê, além da existência de um Conselho Deliberativo, uma Diretoria Executiva constituída de presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro e diretores de Departamentos, a saber: Departamento Doutrinário (estudos, palestras, educação mediúnica, assistência espiritual e desobsessão), Departamento de Assistência Social, Departamento de Infância e Juventude, Departamento de Divulgação (livraria, biblioteca, divulgação da doutrina por meio do rádio, da televisão e da imprensa) e Departamento de Administração.

TEXTO: THIAGO BERNARDES
Curitiba, Paraná (Brasil)
FOTO do ARQUIVO
cebm2010.blogspot.com

22 fevereiro 2012

CARAVANA BAIANA DA FRATERNIDADE (AGENDA 2012)

Amigos 
Vejam a agenda da CARAVANA 2012
 -

Programe-se, aguardamos e contamos com sua participação.
CARAVANA BAIANA DA FRATERNIDADE / EDIÇÃO 2012- FEEB/CR11 -1º a 31 de
Março.
 Contatos: Ana Lopes 9983-3249 - Jorge Andrade 9134-3424 /
8823-1756 

DATA DIA INSTITUIÇÃO CIDADE HORAS 

01/mar Quinta-feira Centro Espírita Allan Kardec Buerarema 20:00 
02/mar Sexta-feira Centro Espírita Tupinambá Itabuna 19:30 
03/mar Sábado Centro Espírita Bezerra de Menezes Sta. C. da
Vitória 19:30 
04/mar Domingo Grupo de Estudos Espíritas Santo Agostinho Santa Luzia
15:00 
05/mar Segunda-feira Grupo de Estudos Espírita de Una Una 20:00 
05/mar Segunda-feira Centro Espírita Fé, Confiança e Humildade
Ibicarai 20:00
06/mar Terça-feira Centro Espírita Fraternidade Itabuna 19:30 
06/mar Terça-feira Grupo Evangélico Espírita Caminho da Luz Ilhéus
19:00 
07/mar Quarta-feira Centro Espírita Luz e Paz Itabuna 18:15 
07/mar Quarta-feira Núcleo Espírita Sintonia Ilhéus 19:30 
08/mar Quinta-feira Centro Espírita Porto da Esperança Itabuna 18:30 
08/mar Quinta-feira Espaço Kardecista Casa da Paz Ilhéus 19:30 
09/mar Sexta-feira Centro Espírita Caridade Itabuna 19:30 
10/mar Sábado Casa Espírita São Francisco de Assis S. José da Vitória
15:00 
11/mar Domingo Salão Doutrinário Maria Dolores-Fonsequinha Itabuna
19:30 
12/mar Segunda-feira Centro Espírita Salvador Itabuna 19:30 
12/mar Segunda-feira Centro Espírita Alvorada Nova Ipiaú 20:00 
13/mar Terça-feira Centro Espírita Francisco Cândido Xavier Itabuna
20:00 
13/mar Terça-feira Centro Espírita dos Humildes Itabuna 20:00 
14/mar Quarta-feira Centro Espírita Claudionor de Carvalho Itabuna
17:00 
14/mar Quarta-feira Centro Espírita Bezerra de Menezes
Canavieiras 19:30 
14/mar Quarta-feira Centro Espírita Caminho e Luz Canavieiras 19:30 
14/mar Quarta-feira Centro Espírita União e Fraternidade Canavieiras
19:30 
15/mar Quinta-feira Centro Espírita André Luiz Floresta Azul 20:00 
15/mar Quinta-feira Grupo Espírita Casa de Guará Itabuna 19:45 
17/mar Sábado Núcleo Espírita Maria Dolores-Nova Ferradas Itabuna
12:00 
17/mar Sábado Centro Espírita Bezerra de Menezes Banco da Vitória
15:30 
19/mar Segunda-feira Centro Espírita Bezerra de Menezes Itabuna 15:00 
19/mar Segunda-feira Centro Espírita Caridade e Paz Uruçuca 20:00 
20/mar Terça-feira Centro Espírita Joanna de Ângelis Ilhéus 19:30 
20/mar Terça-feira Centro Espírita Allan Kardec Ubaitaba 20:00 
21/mar Quarta-feira Centro Espírita Bezerra de Menezes Coaraci 20:00 
21/mar Quarta-feira Centro Espírita Nosso Lar Coaraci 20:00 
22/mar Quinta-feira Grupo de Estudos Espíritas André Luiz Itacaré
19:30 
23/mar Sexta-feira Centro Espírita Arapary Itabuna 18:00 
23/mar Sexta-feira Centro Espírita Paz, Amor e Caridade Ilhéus 20:00 
24/mar Sábado Centro Espírita André Luiz Ubatã 20:00 
25/mar Domingo Núcleo Espírita Mar de Amor - Ponta da Tulha Ilhéus
09:00 
25/mar Domingo Centro Espírita Porto da Esperança Ilhéus 18:00
26/mar Segunda-feira Sociedade Espírita Lar Feliz Ilhéus 19:30 
26/mar Segunda-feira Grupo Espírita Amantes da Fé Ilhéus 20:00 
27/mar Terça-feira Núcleo Espírita Eurípedes Barsanulfo Camacan 19:00 
27/mar Terça-feira Centro Espírita Prof. José Herculano Pires Ilhéus
20:00 
28/mar Quarta-feira Grupo Espírita de Olivença Ilhéus 20:00 
29/mar Quinta-feira Escola do Quilo de Itabuna Itabuna 19:30 
29/mar Quinta-feira Grupo Espírita Amor e Caridade Ilhéus 20:00 
30/mar Sexta-feira Centro Espírita Jesus de Nazaré Ilhéus 20:00 
31/mar Sábado Centro Espírita A Caminho da Luz Itajuipe 20:00 


"O verdadeiro Espiritismo tem por divisa benevolência e caridade...
Todos os grupos que inscreverem essa divisa em suas bandeiras
estenderão uns aos outros as mãos, como bons vizinhos, que não sãomenos amigos pelo fato de não habitarem a mesma casa." -
Fénelon
O Livro dos Médiuns - Cap. 31 - 22.